
Sim, vale a pena, desde que o gestor observe exatamente o que atrai clientes para esse modelo, mesmo que eles não sejam bodybuilders.
CT de musculação não é uma tendência, é um modelo consolidado, pois foi chegando, se estabelecendo e atraindo um público bem homogêneo que valoriza:
- A atmosfera de alto rendimento;
- Equipamentos robustos;
- Variedade de equipamentos para cada grupo muscular;
- Inspiração visual e energia contagiante;
- Orientação técnica de alto rendimento (ao menos em teoria);
- Espaço maior do que o das academias tradicionais (em boa parte), entre outros.
Mas um CT de Musculação para bodybuilders é apenas para bodybuilders mesmo?
Quem pode frequentar o CT de Musculação para Bodybuilders?
Quando especificamos um determinado público no nome que está no “CNPJ”, corremos risco de atrair adeptos e também de afastar quem gostaria de treinar no local, mas não se sente merecedor de estar ali, mesmo pagando a mensalidade.
Na cabeça de quem não é bodybuilder pode haver os seguintes pensamentos:
- É apenas para atletas ou iniciantes no esporte;
- A preferência nos equipamentos será para atletas;
- Os treinadores (professores) darão atenção apenas para atletas;
- Serei o “frango da academia”;
- Não sei se toda a minha família poderia treinar aqui.
Na verdade, o local deveria abraçar todo e qualquer ser humano que deseja ou precisa praticar musculação de forma regular e orientada, mesmo que os objetivos da maioria não sejam de subir ao palco ou investir 100% do tempo em shape, pelos seguintes motivos:
- Musculação não é apenas para subir ao palco;
- Musculação é para todos, inclusive para quem não tem objetivo de virar atleta;
- Musculação atende todas as faixas etárias e a maioria dos portadores de patologias não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, câncer, entre outras;
Fazendo contas para avaliar o potencial de um CT de musculação para Bodybuilders
De acordo com a IHRSA, a taxa de penetração no Brasil nas academias oscilou entre 4 e 5% nos últimos anos. É uma taxa extremamente baixa para o segundo colocado em número de academias no mercado mundial.
Há muita gente fora das academias, tendo o sofá como melhor amigo. Há muita gente também praticando exercícios físicos, de forma regular ou não, fora das academias em parques, praças, condomínios, na varanda do apartamento com personal online, entre outros.
Não é apenas atrair quem não se movimenta, mas também os que se movimentam fora das academias.
Conta rápida:
O sub-bairro Freguesia, situado no Bairro Jacarepaguá no Rio de Janeiro tem aproximadamente 158 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022, ou seja, mais que o dobro da população divulgada pelo Censo de 2010 no mesmo local.
Se utilizarmos a taxa de penetração como referência, podemos considerar uma média de 7900 pessoas frequentando academias do sub-bairro (5%). A Freguesia é um sub-bairro que moram pessoas de diversas classes socioeconômicas, com academias que atendem todas elas. OBS: Tem muita academia na Freguesia, mas a maioria não atingiu a lotação desejada.
Além de muitas academias, temos muitos grupos de corrida e de atividades coletivas ao ar livre. O que todos tem em comum? A necessidade de treinar as diversas formas de manifestação da força muscular, sendo a musculação a melhor relação custo-benefício.
O foco em determinado público seria realmente “estratégico”?
A academia pode e deve atender Bodybuilders, mas somente atletas não são suficientes para lotar a academia.
Não conheço um bairro que tenha mais de 200 atletas de fisiculturismo (se é que tem isso tudo em um bairro). Competições regionais que atraem atletas de diversas cidades colocam entre 400 e 600 atletas no palco (isso quando lota).
Atrair atletas para seu negócio é fundamental, já que o próprio nome sugere, mas não é o atleta que vai gerar lucro, será o entusiasta.
Como atrair entusiastas do esporte para o CT de Musculação para Bdybuilders?
O primeiro passo é: Deixe claro que é o local perfeito para atletas treinarem, mas que todos os entusiastas da musculação são bem-vindos.
O grupo de entusiastas dos pesos é formado por:
- Pessoas que acompanham o esporte, mas não têm coragem de se dedicar até chegar ao alto nível;
- Pessoas que gostam do estilo de vida, mas não pretendem passar da rotina saudável;
- Pessoas que gostam de musculação e se satisfazem com a boa energia do local;
- Pessoas que moram perto, não competem e nem pretendem seguir com a mesma disciplina, mas escolheram o local por conta da atmosfera;
- Familiares de atletas e de praticantes assíduos, entre outros.
Algumas estratégias:
- Mostre os benefícios da prática regular da musculação em ambiente de alto rendimento (inspiração);
- Liste os benefícios de treinar musculação, em vez de apenas praticar (há grande diferença);
- Mostre benefícios de ter por perto um treinador de atletas;
- Aponte os benefícios da variedade de equipamentos para cada grupo muscular, reduzindo filas de espera em horários de pico;
- Treine seus profissionais para atenderem entusiastas e não apenas atletas, inclusive portadores de doenças não transmissíveis que desejam mudar o estilo de vida;
- Deixe claro para os atletas e para os mais dedicados que o espaço é para todos, sem hierarquia por tamanho ou experiência;
- Crie regras de convívio para serem obedecidas por todos, independentemente da experiência ou nível de treinamento.
Há mais coisas que podem ser feitas para lotar seu espaço com todos respeitando a modalidade e os demais frequentadores. Quer aprender mais? Entre em meu grupo gratuito e exclusivo no Whatsapp. Clique aqui!
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