Tempo aproximado de leitura: 4 minutos
Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano CREF: 16603-G/RJ – Profissional de Ed. Física.

40 anos é a idade de um adulto jovem que está ´se preparando para entrar na meia idade.

Por mais doloroso que pareça para alguns, não temos o que fazer, a não ser dançarmos conforme a música. O lado bom é: Podemos escolher a música que desejamos dançar.

A musculação é a música perfeita nesse caso, mas isso você já desconfiava, certo? A grande sacada é entender a evolução da rotina de quem tem mais de 40 anos e o que pode ser feito em termos de planejamento para conseguirmos manter uma boa rotina de treinos.

Aos 40 anos as preocupações mudam, se compararmos com quem tem 20 anos, como:

  • Filhos e suas rotinas;
  • Despesas sem fim;
  • Manutenção da moradia (tempo dedicado);
  • Tempo dedicado ao parceiro;
  • Lazer que nem sempre ajuda quem deseja resultados, entre outros.

Mas o principal argumento é: Se você não estiver “em dia” com você e sua saúde, não conseguirá dar conta do resto, concorda?

Crie tempo

Não estou falando para adicionar mais horas ao seu dia, pois são 24h para todos, mas dar prioridade ao que realmente importa.

Se você está em um casamento, é essencial que o parceiro ou parceira esteja no mesmo nível de consciência que você sobre cuidados com a saúde.

É difícil mantermos uma boa rotina de cuidados com a saúde quando o parceiro ou parceira não está na mesma sintonia. Sei que fui redundante agora, mas é para ser repetitivo mesmo. Casais devem estar na mesma sintonia quando o assunto é cuidar da saúde.

“Nós temos filhos, despesas e uma série de compromissos que dependem de nós. Sendo assim, precisamos de energia, precisamos estar em nossas melhores versões. O que podemos fazer para melhorarmos a nossa saúde? O que podemos fazer para vivermos melhor, com mais energia, menos doenças, entre outros?”

Mesmo sem tempo para toda essa “fantasia” de cuidados (alguns acham que é fantasia), listar cada fator ajudará bastante no planejamento do que é possível ser feito.

Criar tempo significa analisar seu dia, atribuir valor para cada tarefa e cortar algo que é menos importante do que cuidar da saúde. Pode parecer difícil, mas é mais fácil do que você imagina. Você pode se surpreender!

A lista do que atrapalha os 40+

  • Metabolismo com ritmo menor do que nos adolescentes;
  • Mais barreiras para hipertrofia muscular;
  • Menos tempo disponível para dedicar aos treinos;
  • Lazer frequentemente acompanhado de comidas altamente calóricas;
  • Altíssimo senso de recompensa gastronômica ao chegar em casa cansado(a);
  • Mesmo com tudo isso, ainda treinar algo.

Parece impossível dentro das 24 horas, mas é uma questão de planejamento!

Ponto de partida na saúde 40+

Ir ao médico e fazer uma boa avaliação do estado atual de saúde, verificando hormônios, glicose, colesterol, entre outros.

Quando estamos diante do “estrago” não mensurado ao longo do tempo, temos como descobrir o que causou tantas alterações.

Exercício físico, sono de qualidade e dieta são essenciais para manter tudo em ordem, principalmente na fase adulta. Em alguns casos, a intervenção medicamentosa se faz necessária, sendo a prescrição de responsabilidade do médico.

Para quem tem pouco tempo para treinar, os demais fatores que influenciam os resultados precisam ser planejados de forma minuciosa, pois deverão ajudar no equilíbrio por conta da falta de treinos frequentes.

O exercício ajuda a regular taxas, mas a dieta e medicamentos (em caso de necessidade) ajudam no processo, tornando-o muito mais ágil do que somente a prática regular de exercícios. Alguns tratamentos necessários ajudam a melhorar seu desempenho durante a prática da musculação. O corpo responde mais rápido e melhor.

Sem pensar em “tudo ou nada”

Para a maioria dos objetivos, sejam estéticos ou funcionais, a combinação de treinos de força com treinos aeróbios são mais eficazes do que a execução de apenas um deles. Musculação + Aeróbio é uma combinação que promove resultados superiores aos treinos de musculação e aeróbios sozinhos.

Lembre-se: Parecer belo(a) no espelho ajuda muito na autoestima, mas hipertrofia muscular + capacidade aeróbia = VIDA! e longevidade com mais qualidade.

Resumo:

  • 1 hora de musculação é excelente para hipertrofia muscular e emagrecimento;
  • 1 hora de aeróbio é excelente para emagrecimento, mas arrisca parte da sua massa muscular;
  • 30min de musculação com 30min de aeróbio, bem planejados, é superior aos anteriores para estética, saúde e qualidade de vida em qualquer idade, principalmente após os 40 anos.

Quantas vezes por semana?

Que tarefas em seu dia são tão importantes, a ponto de não sobrar tempo para 3 treinos semanais na academia, sendo 30 min de treino de força na musculação e 30 min de treino aeróbio?

Sei que luta é árdua e que nem todos conseguem separar esse tempo, mas os resultados obtidos com esses 3 treinos justifica o esforço!

Se não arrumar 3h por semana para estimular seu corpo em quantidade básica de movimento, terá que arrumar tempo no futuro para cuidar da saúde através dos tratamentos que tanto lutamos para adiar, ou até mesmo para nunca precisarmos.

Reflita: Você não precisa gostar, você apenas precisa fazer, pois tem gente no mundo que depende de você, os benefícios compensam e outros também se inspiram em você!

3x por semana, por 1h, dividido entre treino de força e treino aeróbio, vamos tentar?

Atenuando outros fatores

Não corte o lazer, mas seja disciplinado(a) nos eventos que estimulam a gula.

No churrasco, evite beliscar o tempo todo, assim como evite comer sem parar os salgadinhos da festa.

Antes de encontrar os amigos, faça uma refeição saudável em casa para não precisar “comer como um rinoceronte” no evento. No churrasco, faça seu prato, coma a refeição do horário e não fique beliscando.

Coma e vá conversar com seus amigos, pois o encontro é para isso! Curta e preserve-se!

Tente reduzir sua carga de estresse ao longo do dia, evitando discussões desnecessárias. O que puder ser controlado em termos de estresse, planeje e faça.

Durma bem em quantidade de horas e em qualidade também. Talvez seja hora de investir em um bom colchão para aproveitar melhor cada hora ou minuto de sono.

Não há receita de bolo, mas há equilíbrio entre estímulo (treino), recuperação (sono + alimentação) e controle de estresse.

Se você não consegue, de imediato, controlar um deles, os demais precisarão de atenção.

Antes de tentar planejar a melhor rotina de treino, planeje e controle os outros fatores que auxiliarão seu desenvolvimento nos treinos!

imagem de uma mão segurando um celular, com a tela apresentando o grupo de whatsapp sobre musculação após os 40 anos. Convite para fazer parte do grupo!