
Adolescentes na musculação? E agora?
- Vai atrapalhar o crescimento;
- Coloca ele no futebol ou esporte que ele goste de fazer;
- Musculação é só quando tiver maturidade óssea, entre outros argumentos.
Quem aqui nunca ouviu esses argumentos para não incentivar a prática da musculação entre seus filhos na infância e adolescência?.
Esses argumentos vinham das mídias de massa, médicos e até mesmo de profissionais de educação física, justamente por não haver tanto conhecimento científico como hoje.
O que há de mais grave em pleno 2025: Ainda ouvirmos esses argumentos de alguns profissionais da saúde que não estão atualizados em ciência do exercício, seja para opinar ou indicar a modalidade para pais e parentes responsáveis por crianças e adolescentes.
Adolescentes na musculação: Benefícios cientificamente comprovados
- Aumento da força muscular;
- Melhora da composição corporal (menos gordura e mais músculos);
- Melhora do desempenho físico e de habilidades motoras em outras modalidades;
- Melhora a saúde óssea e previne lesões;
- Benefícios cognitivos, inclusive na escola;
- Impactos psicossociais positivos (autoestima).
A musculação é a base da preparação física de diversas modalidades esportivas. Por mais que um adolescente não seja atleta, a musculação ajudará no desempenho em outros esportes, seja em habilidades, capacidade de suportar mais horas de treinos em outras modalidades ou aumentando a proteção contra lesões.
Musculação é vida! Musculação tem comprovação científica de que não atrapalha o crescimento, pelo contrário, contribui para o crescimento harmônico e saudável do adolescente, desde que planejada por profissionais de educação física devidamente habilitados e qualificados para a tarefa.
O que pais precisam ter em mente: Não é apenas uma atividade que dá mais força, a musculação praticada com segurança e disciplina na adolescência contribui para uma fase adulta com saúde, menos dores e uma velhice com vitalidade.
Adolescentes na musculação: Preocupações válidas
Mesmo com tantos benefícios e indicações apoiadas pela ciência do exercício, precisamos apontar alguns aspectos que justificam algumas preocupações.
O ambiente da musculação
O ambiente da musculação é diferente da natação ou artes marciais, onde há relação direta entre professor e aluno.
Na musculação o professor está presente para dezenas ou centenas de alunos, cada um realizando um movimento diferente, sendo que muitos ali estão presentes por conta das instalações, não por conta do capital intelectual da academia.
A área coberta por um professor de musculação é proporcionalmente muito maior do que a área coberta por um professor de bike indoor ou de Judô, por exemplo. Sendo assim, os riscos de acidentes ou de comportamentos indesejados aumenta na musculação.
O importante é saber a diferença entre risco do ambiente e benefícios da modalidade em si, pois temos que aproveitar os benefícios fisiológicos da musculação, nem que a gente busque o melhor ambiente por semanas.
Continue a leitura, mas após terminar, clique aqui para saber como escolher a academia ideal para seu filho.
A influência das “inspirações”
Não tem nada mais inspirador do que ver de perto alguém que já conquistou os resultados que desejamos.
Enquanto nas artes marciais veneramos alguns expoentes e temos ciência que, mesmo copiando o que ele faz, demorará certo tempo para chegarmos lá, na musculação é um pouco diferente. É comum tentarmos atalhos e fazermos exatamente o que nosso ídolo ou inspiração está fazendo.
Se adultos caem nessa armadilha, nada mais preocupante do que essa influência em um adolescente que ainda está em processo de formação de caráter, formação intelectual e em fase da vida onde o exemplo prático fala mais alto do que instruções verbais.
Precisamos orientar diariamente que o desenvolvimento mais seguro na modalidade se dá pela execução do plano individualizado, de acordo com as condições físicas do adolescente, idade e maturidade. Nesse caso, professores, gestores da academia e os pais dos adolescentes deverão trabalhar juntos.
A falta de preparo de alguns profissionais
Assim como na medicina, a educação física também oferta especialistas ao mercado. Determinados profissionais se especializam em alto rendimento, outros em doenças cardíacas, outros em idosos, alguns em prescrição de exercícios de força para crianças e adolescentes.
É realmente difícil encontrarmos nas academias profissionais com essa especialização, porém fácil de encontrar profissionais conscientes que prescrevem com segurança, zelo e preocupação com um bom desenvolvimento do adolescente na modalidade.
Ao procurar pela academia ideal, conversar com profissionais para entender e confiar é essencial. Se você, pai ou mãe, já treina em alguma academia, procure saber quais profissionais são mais procurados para prescrever para crianças e adolescentes. Certamente haverá um.
A responsabilidade dos pais no processo
Vejo muitos adolescentes nas academias, até mesmo junto com os pais, mas “pintando e bordando” no salão, achando que estão na escolinha de futebol.
Não estou dizendo que escolinhas de futebol são bagunçadas, mas nelas há espaço que permite algumas brincadeiras que são extremamente arriscadas em uma sala de musculação.
Enquanto no futebol todos estão com bola no pé, com os mesmos objetivos e propósitos, na sala de musculação há adultos, idosos, pessoas estressadas e motivadas. É o ambiente mais heterogêneo que o mercado fitness pode oferecer. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes que possam machucar alguém por conta de brincadeiras que ali não se aplicam.
Pais precisam frequentemente reforçar a importância do comportamento exemplar na sala de musculação para evitar acidentes. Deixar 100% do cuidado para gestores e profissionais é extremamente arriscado, não por conta de negligência profissional, mas por conta de um ambiente com modalidade que atende todos os públicos em diferentes fases da vida.
Parte do comportamento que adolescentes têm em ambientes fora de casa denuncia o que eles experimentam com frequência em seus próprios lares.
Se um adolescente tem comportamento exemplar na sala de musculação, comportamento que ajuda a tornar o ambiente mais seguro, mostra que a educação que vem do lar está valendo a pena.
Pai, mãe, é papel de vocês educar seus filhos para que se comportem de forma exemplar. Eles precisam ser receptivos em relação às orientações dos profissionais e que ajam de maneira consciente. Os profissionais ali estão para ajudar seu filho ou filha a ter a melhor experiência com o treinamento dentro da sala de musculação.
Na prática
Procure uma boa academia e um bom profissional. Pode parecer que não, mas a maioria das academias têm condições de receber seu filho.
Eduque seu filho ou filha sobre a importância de respeitar o ambiente da musculação e a escutar com atenção o professor. Os resultados no espelho podem demorar mais para adolescentes do que para adultos. Já as adaptações fisiológicas são mais rápidas e provam que a modalidade é perfeita para a faixa etária.
E aí, topa colocar seus filhos na musculação? Se sim, isso implica em você trabalhar em conjunto com a academia para garantir o melhor serviço ao seu bem mais precioso.





