Tempo aproximado de leitura: 3 minutos
Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano
CREF: 16603-G/RJ – Profissional de Ed. Física.

A musculação não para de crescer, sendo uma das modalidades mais praticadas no mundo para saúde, estética, qualidade de vida ou para melhora do desempenho físico nas demais modalidades.

Por ser a melhor relação custo-benefício para saúde e qualidade de vida, vem sempre acompanhada de percepções que nem sempre retratam a realidade sobre resultados.

Vamos quebrar alguns mitos?

Mito da musculação 1: O foco é a hipertrofia muscular

Você pode sim treinar musculação apenas para ganhar massa muscular, entretanto, querendo ou não, outras adaptações fisiológicas acompanham o processo de hipertrofia.

A força muscular e suas diversas formas de manifestação é desenvolvida através do treinamento específico de força, sendo a sala de musculação um dos espaços destinados para esta jornada.

Outras modalidades também podem treinar a força, como CrossFit, Cross Training, Ginástica Localizada, etc… Mas a modalidade que oferece mais possibilidades de explorar ângulos e tensões durante o treinamento de força é a musculação.

Para ficar claro:

  • Hipertrofia muscular é apenas umas das possibilidades de resultados na musculação;
  • A musculação é muito utilizada em reabilitação musculoesquelética;
  • A musculação é utilizada para fins terapêuticos em idosos;
  • A modalidade tem comprovação científica atualizada no combate a doenças como obesidade, diabetes, cardiopatias, demência, entre outras.

Mito da musculação 2: Só trabalha músculo de forma isolada

Muitas modalidades que enfatizam exercícios multiarticulares usam esse argumento contra a musculação, dizendo que o treino foca em um determinado músculo e não em vários músculos ao mesmo tempo.

Percebe-se que o objetivo dessa argumentação é de atribuir mais “funcionalidade” nas outras modalidades. ERRO GRAVE!

Exercícios como supino, agachamento, levantamento terra, remada curvada, desenvolvimento em pé com barra, entre outros exercícios extremamente desafiadores, também recrutam diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

Ouso dizer que muito do que se faz em outras modalidades com pesos pode ser feito na sala de musculação. O contrário nem sempre é possível. A riqueza de estímulos que podemos oferecer na musculação é inquestionável.

O que determinará se um exercício explorará ou não apenas um ou diversos grupos musculares é o objetivo do praticante.

Musculação trabalha diversos músculos ao mesmo tempo e também músculos isolados, tanto que muitos atletas de outras modalidades (como CrossFit) também praticam musculação (com exercícios isolados) para promover equilíbrio muscular e melhorar o rendimento.

Um bom treino com exercícios básicos detona argumentos de qualquer um que usa esse mito para promover outra modalidade.

Quer receber mais conteúdos como este em seu Whatsapp? Entre para o Grupo Exclusivo clicando aqui!

Mito da musculação 3: Musculação pode machucar

Qualquer modalidade esportiva ou ligada ao fitness pode ser lesiva, caso a prática não seja orientada ou haja negligências específicas de cada uma delas.

A musculação é excelente para saúde, qualidade de vida e alto rendimento, além de ser base de preparação física de diversos esportes de alto rendimento. O que torna ela lesiva na opinião de alguns não é a prática em si, mas o contexto.

O que pode gerar ou agravar lesões através da prática da musculação:

  • Praticar sem orientação. Isso serve para qualquer outra modalidade também, ok? Mas na musculação o perigo é maior por conta do potencial da modalidade e da falta de noção de quem quer apressar resultados;
  • Comportamento inadequado dentro da sala. Pessoas que não têm noção de risco e brincam em sala colocam outros em risco. Inaceitável;
  • Copiar o que os outros fazem. Desrespeitar o princípio da individualidade biológica aumenta consideravelmente a possibilidade de lesões;
  • Academia desorganizada. Muitas academias não têm professores formados e nem regras para utilização dos equipamentos, além de permitirem comportamentos que gera riscos.

Entenda…

A musculação é uma modalidade majestosa, que potencializa uma das qualidades físicas mais importantes para saúde e longevidade, a força muscular. E mais, com diversas possibilidades e com a melhor relação custo-benefício.

Se uma determinada pessoa não gosta de musculação por conta do ambiente, não é a modalidade, mas sim o ambiente. Você pode praticar a musculação em locais diferentes e ter experiências distintas. Isso é normal, mas pratique musculação se deseja viver mais e melhor!

Não é o que você faz na musculação, mas como é feito. Compartilhe este artigo com seus amigos!

Quer começar na musculação e está procurando uma academia? Saiba como se matricular na academia ideal e começar com o pé direito! Clique aqui!