
A periodização do treinamento deve ser tratada como uma importante estratégia para a conquista de resultados de forma segura e eficaz.
Muitos profissionais falam sobre o assunto com seus clientes, mas não os ensinam sobre o assunto. Por mais técnico que seja a abordagem, ter noção do impacto nos resultados de cada etapa ajuda muito no resultado final.
O que é a periodização do treinamento?
É a organização estratégica da sua rotina de treino ao longo do tempo. Pense nela como um bom mapa que leva você do ponto A ao ponto B da forma mais segura, eficaz e personalizada possível.
Boa parte dos praticantes que não conhecem os reais conceitos de periodização confundem a estratégia com a manipulação das variáveis do treinamento, como:
- Intervalo entre séries;
- Acréscimo de carga;
- Redução de volume, enfim.
A manipulação das variáveis também faz parte da periodização, mas dentro de um contexto.
A periodização é a divisão de todo o período de treinamento em períodos menores, sendo cada um deles com um objetivo específico.
Na soma de todos eles, atinge-se o objetivo do plano geral, podendo ser a vitória em uma competição, um determinado índice desempenho físico ou composição corporal (estética). Pode ser até mesmo a aprovação em um Teste de Aptidão Física (TAF) em concurso público.
Uma boa periodização tem:
Data de início e fim
O início é o ponto de partida, o fim é o objetivo final a ser conquistado. Por mais óbvio que pareça, nem todos entendem que precisa de uma data inicial e a data final, podendo ser um campeonato específico, um determinado resultado estético ou qualquer outro objetivo na data limite.
Sem esse espaço de tempo que separa o início do fim, não temos como subdividir a jornada em períodos menores e específicos, possibilitando a prescrição com base nos objetivos de metas de curto, médio e longo prazo.
Periodização pode e deve ser utilizada ao longo da sua vida, desde que haja objetivo claro naquele espaço de tempo disponível.
Avaliações periódicas
As avaliações são essenciais para estabelecermos as metas.
Como cada ser é único e tem uma necessidade, além de objetivos específicos, as avaliações apontam exatamente o que devemos enfatizar em cada etapa, seja aumentar a força geral, melhorar um gesto motor, reduzir determinada medida, enfim, atender particularidades de cada praticante.

As avaliações nos dão parâmetros para verificarmos a necessidade de ajustes, seja por conta da estagnação no desenvolvimento de alguma qualidade física ou até mesmo o mínimo necessário para avançarmos para a nova etapa da jornada.
Quanto mais cedo fizermos ajustes sinalizados pelas avaliações periódicas, maior a probabilidade do plano dar certo no final.
Acompanhamento e Feedback constante
Avaliações nos dão resultados parciais. Estes deverão ser levados em consideração, junto com o feedback constante, para atestarmos ou não a eficácia do planejamento macro, a periodização.
A experiência do treinador ou personal trainer é essencial para usar as informações da melhor forma possível, reduzindo riscos e aproveitando ao máximo o tempo, assim como cada estímulo.
Ajustes sempre que necessário
Os ajustes podem variar, sendo os mais comuns:
- Reduzir ou aumentar o tempo/período dedicado a alguma qualidade física ou adaptação morfológica;
- Aumento ou não da intensidade do treinamento em determinada etapa, assim como o volume;
- Ajustes nos períodos de recuperação após estímulos específicos;
- Maior ou menor ênfase em determinado grupo muscular;
- Ajustes na alimentação, entre outros.

Entendendo…
A periodização do treinamento não é um bicho de 7 cabeças, se você tiver ao seu lado um bom treinador, entretanto, um planejamento macro mal feito pode fazer com que você perca aquilo que é mais valioso em sua jornada: TEMPO!
Tenha ao seu lado um bom treinador, que saiba explicar os objetivos específicos de cada etapa da sua jornada, sem tornar cada passo complicado.
O objetivo é manter a prática da musculação para o resto da vida. O que certamente manterá você em movimento é a conquista de objetivos. Marque a partida e a data que deseja conquistar o objetivo. Deixa o resto na mão do treinador.





