Tempo aproximado de leitura: 3 minutos
Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano CREF: 16603-G/RJ – Profissional de Ed. Física.

Milhões de reais são investidos anualmente em equipamentos e instalações para tirar parte da população do sofá, promovendo saúde e qualidade de vida.

As academias e negócios afins não deveriam ser apenas espaços a serem frequentados para prática de exercícios físicos, mas marcas que influenciam mudanças de vida para melhor. Pessoas que mudam de vida com intervenção de uma marca jamais esquecem.

É claro que há grande expectativa de levar o máximo de clientes para o espaço cuidadosamente planejado para receber pessoas, entretanto, se uma pessoa não quer estar lá ou não consiga, seja por questão de tempo ou distância, não significa que não possa aproveitar o conhecimento que a marca tem para oferecer.

Oportunidades nada disfarçadas

A marca do seu negócio fitness pode ultrapassar o limite da porta.

Diversas academias já criaram aplicativos e programas de treinamento online com a mesma filosofia de entrega do ambiente físico.

Quem mora em cidade grande ou perto da orla já viu pessoas praticando exercícios físicos em espaços públicos. Por mais que haja limitações em termos de equipamentos, o que vale é a rotina de movimento constante e bem planejada.

Está mais do que na hora das marcas perceberem que nem todos vão aderir ao ambiente de academia, tanto que temos no Brasil aproximadamente metade da população praticando algo e a taxa de penetração nas academias não passa de 5%, mesmo inaugurando academias diariamente.

“Pessoas precisam de exercício físico, não de academia, mas poderiam praticar com segurança dentro de uma academia”

A frase de cima é minha e seu que posso estar cutucando um vespeiro, mas é assim mesmo!

Se ainda assim as pessoas preferirem não pisar no seu espaço, você pode tentar ajudar com a expertise do seu negócio. A prova dessa oportunidade nada disfarçada é a grande quantidade de aplicativos de treino e consultorias online disponíveis no mercado com valores bem em conta.

O que sua marca tem feito para contornar preferências?

Muitas marcas já estão inseridas dentro de condomínios, gerenciando espaços fitness com o mesmo propósito da sede.

Pessoas praticam exercícios perto de casa, perto do trabalho ou no caminho, quando passam por um estabelecimento que chama a atenção. Não adianta ter o melhor espaço, se seu potencial cliente não consegue chegar até ele.

Estar disponível na tela do smartphone é uma grande oportunidade de explorar a atenção do consumidor e de fazê-lo se movimentar com a orientação da sua marca. Pense nisso, gestor, na sua marca entrando nas casas dos potenciais clientes.

Será que sua marca conseguiria explorar essa oportunidade?

Vamos fazer contas hipotéticas, mas que merecem atenção?

  • A taxa de penetração nas academias é de aproximadamente 5%;
  • Praticamente metade da população pratica algo, com ou sem orientação;
  • Cidades grandes têm mais academias e pessoas do que nas pequenas e áreas rurais.

O bairro Santo Amaro (SP) tem aproximadamente 85 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022 (IBGE). Há uma estimativa de até 35 negócios fitness no bairro. Vamos às contas?

Pela taxa de penetração em academias, teríamos aproximadamente 4250 pessoas matriculadas em negócios fitness, ou seja, aproximadamente 122 pessoas por estabelecimento.

A real sobre a linha de raciocínio

É claro que não podemos adotar essa conta como regra, pois há academias grandes, pequenas e pessoas que não frequentam academias, mas praticam algo. O ideal é que o consumo “do exercício físico” tivesse ligação direta com o faturamento dos espaços.

O que deveria ser feito:

  • Melhorar a demanda, influenciando pessoas a se exercitarem dentro dos espaços por inúmeros motivos;
  • Reduzir a disputa por alunos que já treinam, criando demanda para o mercado em geral, depois para seu estabelecimento;
  • Estudar uma forma de chegar ao potencial cliente que não é do bairro, mas que poderia ser positivamente afetado por sua marca em ambientes digitais.

Quer saber como potencializar a demanda do seu negócio fitness? Entre no grupo abaixo!