Tempo aproximado de leitura: 3 minutos
Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano – Profissional de Ed. Física
CREF: 16603-G/RJ

A academia ideal prova diariamente que a musculação está cada vez mais em evidência quando o assunto é saúde e qualidade de vida.

Por mais que a fama de ambiente hostil ainda influencie negativamente parte da população, escolher a musculação, independentemente de praticar outras modalidades, é uma decisão inteligente.

O que é essencial observar antes de se matricular em uma academia de musculação, quando você é iniciante?

Este assunto merece uma boa quantidade de conteúdos de alto valor agregado, entretanto, apontaremos aqui apenas o essencial. Outros fatores serão abordados em outras publicações de forma indireta, ok?

Vamos lá?

1 – Academia ideal é registrada e segue a legislação

No Brasil, diferente de boa parte do mundo, há legislação específica para prestação de serviços de condicionamento físico em academias.

O Brasil tem Conselho Federal de Educação Física e Conselhos Regionais da profissão, estabelecendo regras e realizando fiscalizações para garantir a segurança da prática de exercícios.

Por mais que a internet nos bombardeie com acidentes em academias e outras adversidades, estes acontecem com muito menos frequência no Brasil do que em países que não exigem a presença de profissionais de educação física na sala de musculação.

Dicas:

  • Confira se a academia está registrada no Conselho Regional de Educação Física da região. O certificado de registro deverá estar exposto para todos;
  • Confira se o profissional que está no plantão (no dia da sua visita) é registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Por mais que pareça estranho questionar o registro, qualquer pessoa que esteja experimentando o serviço tem o direito de obter a comprovação.

2 – Academia ideal tem ambiente bem conservado

Equipamentos novos provam que a academia abriu há pouco tempo ou que os gestores substituíram os anteriores por outros mais modernos. Pode ser um ponto um positivo ou não, pois equipamentos não garantem qualidade no capital intelectual da empresa.

Equipamentos novos não garantem a melhor prescrição e nem o melhor monitoramento ao longo da execução do exercício.

Equipamentos bem conservados ou novos prova que a academia se preocupa com a segurança e com a impressão gerada na mente do cliente que busca saúde e qualidade de vida. O mesmo vale para a limpeza do espaço.

Dicas:

  • Academias são classificadas como ambientes de saúde, logo, devem ser limpas. Devem apresentar estrutura que propicie a higienização imediata em caso de necessidade;
  • Verifique com a recepção ou coordenação como funciona a limpeza do espaço, o tipo de produto utilizado (caso você tenha alguma alergia), assim como o cronograma. Pode parecer incomum, mas é o tipo de informação que os profissionais deveriam ter na ponta da língua, por ser um ambiente da área da saúde;
  • Confira se há muitos equipamentos com placas “Em manutenção” ou com a tinta descascando, com ferrugem aparecendo. Cada impressão de “descuido” gerada pesa na hora da matrícula, principalmente se a mensalidade parecer alta.

3 – Academia eficiente tem coordenador presente

Tente conversar com o coordenador técnico no dia da visita. Este é o profissional responsável por qualquer assunto técnico da academia. Se não estiver presente no momento da visita, pergunte quando o mesmo poderá conversar. Não se matricule sem conhecer a pessoa responsável pela sua saúde e bem-estar no espaço.

Dicas:

  • Converse com o coordenador sobre seu estado atual de saúde e seus objetivos. Permita que ele sugira soluções práticas. Se o coordenador não parecer “bom” na conversa, provavelmente o time seguirá no mesmo padrão;
  • Pergunte qual dos profissionais da equipe é o mais indicado para lidar com suas necessidades e objetivos. Diante da responsabilidade, certamente fará esforço para garantir a melhor entrega;
  • Faça-o entender que você se preocupa com seu bem-estar e que deseja treinar com segurança.

4 – Academia ideal oferece personalização na rotina

Por mais que as inteligências artificiais estejam aí para substituir alguns profissionais, a principal função de cada ferramenta é ajudar nos processos.

É provável que parte da sua prescrição de exercícios seja feita com auxílio de alguma IA, mas deve ser revisada e adaptada por um profissional de educação física da academia com foco em suas necessidades e objetivos.

Dicas:

  • Pergunte, questione como é feito o processo de prescrição de exercícios;
  • Deixe claro que deseja algo personalizado e não uma “cópia e cola”.

Finalizando

Questionar não é apenas um direito seu, é garantir que seu futuro no espaço será seguro, eficiente e eficaz. Os resultados vão aparecer em médio prazo, logo, quanto mais correto e seguro for o início, melhor.

Questionar pode fazer você parecer chato, entretanto, muitos profissionais (de diversas áreas) trabalham melhor quando desafiados ou quando estão diante de pessoas que sabem exatamente o que desejam para si.

Após sua matrícula, seja o aluno exemplar, seguindo as orientações dos profissionais, sem copiar os treinos dos seus ídolos, ok?

Confie nos profissionais, sempre!

Leia mais sobre saúde e musculação aqui!