Tempo aproximado de leitura: 3 minutos
Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano CREF: 16603-G/RJ – Profissional de Ed. Física.

Não é de hoje que empresas brasileiras investem na saúde dos colaboradores. Benefícios como planos de saúde e planos odontológicos são comuns em médias e grandes empresas, entretanto, o melhor plano de saúde está na prevenção.

Agregadores, como são conhecidas as empresas que vendem benefícios relacionados à prática de exercícios, como WellHub e Total Pass, realmente fazem a diferença não só na prevenção, mas na produtividade. Um colaborador que pratica exercícios regularmente adoece menos e produz mais. Bingo!

O que empresas têm feito a mais?

Exemplo 1

Uma matéria publicada na Revista VOCÊRH traz uma prática ainda incomum, mas que pode realmente virar o jogo da produtividade e economia em saúde e qualidade de vida.

Na matéria, apresenta o programa de incentivo praticado pela empresa Buser, plataforma de intermediação de viagens rodoviárias. A empresa bonifica seus profissionais com base na prática de exercícios físicos regulares, podendo o colaborador ganhar mais se praticar mais.

Além de promover saúde e qualidade de vida, certamente aumenta a produtividade em todos os setores onde há profissionais que aderem ao programa.

Exemplo 2

A empresa chinesa Dongpo Paper Company também criou um programa de bonificação para recompensar profissionais com base na quilometragem corrida por mês. O pograma contempla bônus com base nas distâncias abixo:

  • 30 km em um mês: 30% de bônus;
  • 40 km em um mês: 60%;
  • 50 km em um mês: 100%;
  • 100 km em um mês: 130%;
  • 50 km num período de 6 meses: 1 par de tênis de corrida.

Não há dúvidas que a produtividade, assim como o bem-estar aumentou após o programa.

Exemplo 3

A famosa empresa L’Oreal também encontrou sua forma de promover uma comunidade engajada com foco em saúde e qualidade de vida, lançando um Grupo de Corrida em 2012, com professores e tudo. A iniciativa é ativa em todas as unidades da marca. Os colaboradores que aderem definem seus objetivos com os professores e treinam regularmente com orientação especializada.

Embora não contemple bonificação financeira, profissionais bem posicionados no programa ganham vouchers para materiais esportivos, diárias em hotel, cursos de especialização, entre outros.

Onde seu negócio fitness ou esportivo entra nesse cenário?

O exercício físico regular é a melhor forma de prevenção e cuidado, quando falamos de saúde e qualidade de vida. Exercício físico regular também está ligado ao aumento da produtividade, redução de dores relacionadas ao trabalho e bem-estar em geral ao longo do dia. Todos ganham.

Se seu negócio envolve movimento, como academias ou escolinhas esportivas, deve criar um programa de parceria com ideia a ser vendida diretamente ao RH das empresas, assim como é feito hoje em dia pelos agregadores Wellhub e Total Pass.

Gerenciar espaços esportivos dentro de empresas, assim como descontos para grupos engajados traz previsibilidade na receita, além de cumprir a missão de fazer com que as pessoas se movimentem mais.

Se você tem um negócio relacionado ao movimento, este é o local ideal para grandes ideias.

Clique na imagem para receber nossos artigos mais interessantes sempre que forem publicados!

casal correndo na orla de copacabana, rio de Janeiro
Clique na imagem.